Diferentes versões do CMS
A extensão do CMS contém um sistema
de versão em quatro partes distintas, isto é, um major release
e três sub-versões hierárquicas. Sempre que consultamos a opção
Tools > Add-ons do browser Firefox, podemos verificar
esta
mesma informação, conforme é ilustrado na imagem.
As quatro partes que compõem a versão da extensão são divididas em:
A.B.C.D
Onde:
A – Ocorre somente em grandes alterações. A versão 5 é, de facto, a primeira versão, mas serviu para diferenciar internamente as 4 versões da plataforma web@plako e o novo sistema cms@plako.
B – Ocorre sempre que se verificar a existência de bugs que podem comprometer a correcta utilização dos elementos de interface e que afectam todos os projectos ou sempre que são inseridos novos elementos à biblioteca.
C – Beta-Testers . Estas versões identificam funcionalidades que ainda não estão disponíveis à generalidade dos utilizadores. Normalmente utilizada quando o projecto ainda está numa fase de desenvolvimento ou testes. A frequência com que este número na versão é alterada é bastante maior do que as ocorrências da classe B.
D – Equipa de desenvolvimento – Destinada unicamente a elementos internos à Plako, a variação deste valor é utilizada internamente para a realização de testes durante o desenvolvimento.
A particularidade da plataforma de gestão de versões da extensão do CMS tem a vantagem de permitir ao cliente / utilizador escolher uma de três hipóteses. Cada uma destas está relacionada com as classes definidas acima e a granularidade com que o utilizador pretende ver instaladas as novas versões da extensão.